Share

Hoje chegou ao fim a primeira fase do meu projeto! Após 10 Sprints de 15 dias, consegui superar a meta que planejei, atingindo meu objetivo antes das férias. Confira no artigo!

Quando comecei o projeto em Novembro/2016, dividi em duas etapas. A primeira seria perder 25kg para minhas férias em Abril/2017. A segunda fase, completar 45kg perdidos.

Já a terceira, ainda não planejada, será atingir o IMC ‘saudável’ e trabalhar nas medidas corpóreas, além da ‘melhoria contínua’ da dieta, para que o corpo não somente continue aceitando a nova rotina alimentar mas também que mantenha o ritmo de exercícios que criei.

Hoje, 30/03/2017 encerro a primeira fase do projeto, com 9 sprints de 15 dias e esta última com 12 dias. Abaixo o gráfico com o menor peso atingido nos períodos:

Consegui atingir a meta quase 40 dias antes do previsto, conquistando 29,10kg perdidos em apenas 5 meses! Considero o resultado excelente para quem chegou a pesar 142kg à exatamente 1 ano atrás…

Relembrando: Conceito de Sprints

Como expliquei na página sobre Scrum, sprints são períodos de tempo específicos, conhecidos como timebox, que vão de 15 à 30 dias. Neste período realizamos todas as etapas do Scrum. Planejamos antecipadamente o que vamos fazer nos próximos 15 dias que nos aproximará do objetivo do projeto – no meu caso, perder 45kg. 

Estou montando um e-book onde explico não somente o Scrum mas como adaptei algumas das práticas e técnicas para ajudar no meu projeto de emagrecimento. Acompanhe o site para saber quando ele será lançado! No momento estou focando neste emagrecimento mas quero em breve disponibilizar este guia para ajudar vocês com seus projetos!

Medição Corporal em 30/03/2017

Todos os meses faço as medições com a balança OMRON no dia 10, mas como vou viajar, antecipei as medidas e atualizei a planilha. Segue abaixo:

É normal o peso flutuar ao longo da dieta, para cima ou para baixo, até se consolidar. Como esta última Sprint foi mais curta, não deu tempo de diminuir mas mesmo assim atingi um resultado novo: Reduzi novamente a Gordura Visceral! É um dos piores tipos de gordura – se não o pior – e reduzir certamente é uma conquista.

Próxima Etapa: Londres

Estarei em Londres no mês de abril, o que representará, sem dúvidas, um risco para minha dieta e meu projeto de emagrecimento. Para tentar manter o ritmo, tomei as seguintes precauções:

  • Fiz matrícula na academia próximo ao local onde ficarei hospedado. Irei fazer meus exercícios diariamente na Pure Gym, uma academia que funciona 24 horas e com várias modalidades de exercícios que podem ser agendados pelo aplicativo deles.
  • Verifiquei com antecedência os restaurantes próximos. Existem muitas opções saudáveis mas também diversos locais obesogênicos. O autocontrole será testado diariamente! Felizmente já consegui escolher alguns restaurantes para a alimentação do cotidiano, como pré e pós-treino e almoço.
  • Meta Ousada: Na minha visão, metas ousadas ajudam à alcançar os objetivos. Por isso, planejei perder nada menos que 6kg em Londres. A ideia é atingir a tão sonhada meta: pesar menos de 100kg!

Durante o mês de abril, boa parte das atualizações acontecerão no meu Instagram  – dietascrum. Acompanhe por lá!

Já sobre a viagem em si, algumas coisas devem aparecer no meu outro site, o Partiu Mundo, onde faço postagens sobre viagens, comentando os passeios com dicas 🙂

Foto do Artigo: Borough Market em Londres, com alimentos bons – e outros nem tanto – onde posso – ou não – fazer a festa. hahaha

sprints

Borough Market – Londres

Obrigado pela leitura e até o próximo artigo!

Share

About Alexandre Vignado

Gerente de Projetos na Elsys, responsável por projetos de desenvolvimento de hardware inovadores em telecomunicações. Resolveu cuidar melhor da saúde e, para isso, adotou na vida pessoal diversas práticas que aprendeu e desenvolveu no ambiente profissional. Surgiu assim a Dieta Scrum, cuja proposta é utilizar técnicas da Gestão Ágil de Projetos para organizar, gerenciar e, acima de tudo, atingir as metas e objetivos de uma vida saudável.

Entries by Alexandre Vignado