Share

Vou começar o “Desafio Scrum – 15 dias de foco” onde vou seguir rigorosamente minha dieta, meu treino e meu plano de emagrecimento. Quer participar? Vem comigo! #dietascrum #desafioscrum15dias

Durante o “Desafio Scrum – 15 dias de foco” você não irá apenas focar por 15 dias no seu projeto de emagrecimento mas também colocar em prática algumas atividades do Scrum que me ajudaram a emagrecer. Vai participar comigo? Compartilhe fotos com a hashtag #desafioscrum15dias. Vou comentar e compartilhar aqui os melhores resultados!

Regras

  1. Você tem uma dieta? Seguirá então rigorosamente o que seu nutricionista recomendou.
  2. Está fazendo por conta própria? Sem problemas. adote a dieta do “Óbvio“. Ela consiste em remover tudo que é “óbvio” que engorda e incluir tudo o que é “óbvio” que é saudável, exemplo:
    • Fastfood engorda, comer demais engorda, não comer nada de legumes e verduras engorda, lotar o prato de arroz e batata frita engorda, comer balas o dia todo engorda. Aquele pão cheio de queijo e mortadela todo dia de manhã engorda!
    • Comer porções pequenas e várias vezes ao dia é saudável, fazer exercícios diariamente é saudável, remover excesso de carboidrato é saudável. Não comer pão todos os dias de manhã irá fazer um bem enorme pra você!
  3. Está proibido o consumo de açúcar ou qualquer tipo de adoçante que você coloca aos alimentos. Isso incluí qualquer substituto ou paliativo para adoçar um alimento, como mel. Tome seu cafézinho sem açucar!
  4. Alguns alimentos industrializados que fazem parte de dietas como iogurtes zero infelizmente costumam ter adoçantes. Procure os que os possuem em menor quantidade, de preferência Suclarose.
  5. Frutas em geral possuem açúcar em forma de frutose, então tome cuidado com excessos! Tomar um monte de suco não significa ser saudável, pelo contrário, você pode até engordar. Além disso, ao fazer o suco da fruta, você perderá boa parte das fibras, então prefira consumir frutas com a casca in natura
  6. Refrigerantes? Banidos, até mesmo os zero! Não é bom beber muito com as refeições, mas se isso ajuda você, consuma água com gás pura ou com limão espremido – sem açúcar ou adoçante ok?
  7. Não consuma nenhum suplemento ou remédio para emagrecer – exceto se for algo recomendado pelo seu médico ou nutricionista – Você provavelmente não é um atleta e certamente não precisa de injeções de hormônio ou baldes de Whey Protein. Gaste seu dinheiro com comida de verdade!
  8. Defina uma meta realista – você não vai perder 20kg em 2 semanas. Tire uma foto segurando uma placa com seu peso ou medida atual e, no final dos 15 dias, com seu resultado.
  9. Durante este período de 15 dias, o qual chamamos de “Sprint”, realize algumas atividades simples do Scrum:
    • Diariamente responda pra sí mesmo, pela manhã, três perguntas:
      • O que fiz ontem em prol dos meus objetivos?
      • O que fiz de errado ou o que está me atrapalhando a atingir minha meta? 
      • O que farei hoje?
    • No 8º dia, faça uma retrospectiva da semana anterior. No 16º dia, faça uma retrospectiva de todo o período, refletindo de maneira geral as 3 perguntas acima. Anote tudo.
    • Sua dieta não está dando certo? Seu exercício não está legal? Sem problemas, anote os resultados dos dias anteriores, faça as alterações e siga em frente.
  10. Faça sua pesagem apenas no 1º, 8º e 16º dia, pela manhã. Se possível, tire suas medidas, já que nem sempre emagrecemos em “kilos” e sim em medidas. Lembre-se: Gordura tem mais volume do que músculo!
  11. Compartilhe fotos e relatos durante o dia, todos os dias, no Instagram ou outras redes sociais, publicamente, mostrando sua rotina: O que está comendo, que exercícios está fazendo e o que está sentindo. Isso ajudará você a buscar resultados melhores para mostrar à sua família e aos seus amigos!
  12. Estude e Divirta-se! Pesquise sobre exercícios, receitas, procure relatos de sucesso de outras pessoas, enfim, aproveite os 15 dias para colocar em prática tudo o que está aprendendo em prol da sua saúde.
  13. Já tem sua planilha? Acesse este link para baixar meu modelo para 10 Sprints de 15 dias.

Eu e a Raquel vamos começar nosso Desafio Scrum nesta segunda-feira, dia 19/06 terminando em 03/07. Vamos seguir nossos planos, sem parar, mesmo em finais de semana.

Nada de “Só um Pedaço” ou “Só hoje, não vai fazer diferença“. Não existe “meio foco“.

E ai, vamos juntos? Lembre-se: Perdi 30 kilos com apenas 9 Sprints de 15 dias, totalizando 135 dias!

Ao final do período vou atualizar este post com os resultados!

Share

About Alexandre Vignado

Gerente de Projetos na Elsys, responsável por projetos de desenvolvimento de hardware inovadores em telecomunicações. Resolveu cuidar melhor da saúde e, para isso, adotou na vida pessoal diversas práticas que aprendeu e desenvolveu no ambiente profissional. Surgiu assim a Dieta Scrum, cuja proposta é utilizar técnicas da Gestão Ágil de Projetos para organizar, gerenciar e, acima de tudo, atingir as metas e objetivos de uma vida saudável.

Entries by Alexandre Vignado