Fim da Sprint 6 – 30kg Perdidos!
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Comecei no dia 05/11/2016 este projeto de emagrecimento usando scrum e, hoje, 6 sprints depois, vou apresentar o resultado até o momento!

O que aconteceu até agora

Em abril/2016 atingi 142kg e, aos poucos, resolvi mudar. Fiz alguns ajustes na alimentação e perdi 9kg até Novembro/2016. Resolvi então unir minha área, Gestão de Projetos, para ajudar em um processo de emagrecimento, começando no dia 05/11/2016 com 133kg! 

Hoje, 02/02/2017 estou terminando a Sprint 6 com 21,6kg perdidos, em um total de mais de 30kg em relação ao meu peso máximo! Estou com 111,6kg! Confira abaixo o gráfico onde registro os números:

Cada Sprint tem 15 dias e em cada uma delas utilizei alguma dieta nova, melhorada e algumas práticas para ver como meu corpo iria reagir. Na primeira linha, a meta da sprint e na de baixo o peso que atingi ao término da Sprint

Resumo da Sprint 6

Ao longo destas 6 Sprints, percebi que o que funcionou melhor pra mim foram as dietas com redução de carboidratos, conhecidas como Low Carb. 

Depois de perder por volta de 15kg, iniciei atividades físicas na academia no dia 09/01/2017, anotando inclusive meu Controle Corporal dia 10/01/2017 para referência. Os resultados estão vindo mais rápidos do que o previsto!

Mas afinal, o que o Scrum está ajudando?

Além do processo óbvio de emagrecimento (reeducação alimentar, dieta, exercícios, vida saudável, etc), o Scrum ajuda a parar para refletir diariamente sobre o que está indo bem, o que não está ou o que está me atrapalhando, e também o que tenho planejado para o dia.

Temos também a retrospectiva do período – que é o que estou fazendo agora – para refletir o que devo melhorar na próxima Sprint.

Mais do que um método “moderninho“, uma dieta é adaptação e temos que ter foco e atenção o tempo todo. Emagrecer precisa ser nosso “Plano A“. Você não pode focar em outros projetos pessoais com a mesma intensidade, caso contrário você não terá os melhores resultados. É uma questão de prioridade.

Primeira Pergunta: O que foi bem e o que aprendi

Além de perceber o bom desempenho da dieta Low Carb, li muito sobre como identificar os melhores alimentos. Resumidamente, apesar de óbvio, o ideal é pensar no que chamamos de “comida de verdade”. Quer um lanche da tarde? Coma uma fruta, não uma barrinha de cereal. Está com fome? Não coma alguma coisa industrializada, faça uma carne, uma proteína, uma batata doce.

E os Suplementos? Nenhum. A grande maioria das pessoas que quer emagrecer não são super atletas, então o alimento é mais do que suficiente pra trazer os resultados, desde que escolhidos corretamente.

Dois outros assuntos interessantes que aprendi: Ao ler a embalagem de um alimento, veja se os 3 primeiros ingredientes você consegue comprar avulso. Se consegue, e são coisas boas, provavelmente o alimento na embalagem é bom. Confira, claro, outros índices relacionados à sua dieta.

Também lí muito sobre os tais “obesogênicos“, que são produtos químicos que dificultam o emagrecimento e também locais que incentivam você á sair da dieta. Falarei sobre isso em outro post.

Segunda Pergunta: O que foi mal e o que aprendi

A palavra da vez é Sabotagem. Quando você está em um processo de emagrecimento, imagine que seu corpo está queimando aquilo que não presta. Pra iniciar este processo de queima, o corpo leva alguns dias. Pense que se você interrompe a dieta, a reeducação alimentar, um dia que seja, este processo para e seu corpo volta a absorver as coisas que está ingerindo.

Tomou uma cerveja? Seu fígado e seus rins vão processar isso ao invés de processar a gordura e outras toxinas que você está removendo com seu projeto de emagrecimento.

Então, não saia da dieta, da reeducação, nem por um dia. Nada de comer a vontade no fim de semana, na casa da mãe, sogra, vó. Vai pra um lugar que incentivará você a sair da dieta? Leve seu lanche, sua marmita.

As poucas vezes que fracassei nisso, além de ganhar peso, levei vários dias para voltar a emagrecer.

Última Pergunta: O que estou planejando pra hoje e adiante?

Para a próxima Sprint, é seguir com o plano atual, utilizando a Dieta Low Carb como apoio, além de foco na academia. Em Janeiro, comecei academia no dia 09/01/17 e tive 19 presenças, o que é ótimo! O plano é ir todos os dias, mas nem sempre é possível por conta de alguma tarefa pessoal ou compromisso, mas de preferência não ficar mais que 2 dias seguidos sem me exercitar.

Eu e a esposa criamos o hábito de ir andando até a academia ao menos nos finais de semana, o que dá uma boa caminhada, por volta de 5, 6km, que já agiliza um pouco o aquecimento.

Conclusões

Estou muito satisfeito com os resultados que estou atingindo. Se lembrar que minha primeira meta era atingir 108 kilos até Abril/2017 e já estou com 111,06kg, tudo indica que atingirei esta meta bem antes, podendo focar na meta final do projeto: Entre 95-97kg.

 

Obrigado pela leitura e até o próximo artigo!

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About Alexandre Vignado

Gerente de Projetos na Elsys, responsável por projetos de desenvolvimento de hardware inovadores em telecomunicações. Resolveu cuidar melhor da saúde e, para isso, adotou na vida pessoal diversas práticas que aprendeu e desenvolveu no ambiente profissional. Surgiu assim a Dieta Scrum, cuja proposta é utilizar técnicas da Gestão Ágil de Projetos para organizar, gerenciar e, acima de tudo, atingir as metas e objetivos de uma vida saudável.

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