Hipertensão: O que é e como fiquei livre dela!

Share

Antes de tudo, o que é hipertensão?

Você sabe o que é hipertensão? Imagine que você tem uma torneira aberta ligada à várias mangueiras ou esguichos. Se você fechar a ponta dos esguichos, a pressão dentro delas irá aumentar, certo? O mesmo acontecerá se você comprimir ou estreitar estas mangueiras. É o que ocorre nos nossos vasos sanguíneos, quando ficam mais estreitos, a pressão sobe. Fonte

São muitas as causas mas, em sua maioria, ligadas ao consumo de cigarro, péssimos hábitos alimentares, stress, excesso de sal e, dentre as principais, o sobrepeso.

Histórico

Descobri que estava hipertenso por volta de 2012. Já estava com meu maior peso – até então – e com alguns sintomas leves. Segundo meu médico na época, não existe conceito de “pouca pressão alta”. O “pouco” que já estava, de acordo com os exames, já era alta – portanto, deveria ser tratada como hipertensão.

No começo tomava apenas remédio 1x ao dia, todos os dias. Já em 2016 a dose aumento – assim como meu peso máximo, chegando aos 142kg – e passei a tomar de manhã e a noite.

Mudança de hábito, rotina e exames

Em Abri/2016 comecei a emagrecer aos poucos, perdendo 9kg. Em Novembro/2016 comecei este projeto de emagrecimento de fato, onde o histórico você pode conferir clicando aqui.

Com o acompanhamento médico, refiz alguns dos meus exames que, por sinal, trouxeram ótimos resultados. Visitei então um novo cardiologista, mais conceituado na cidade, para fazer o check-up e pedir exames atualizados.

Para minha surpresa, na própria consulta, ele solicitou que eu suspendesse temporariamente a medicação para a hipertensão pois minha pressão estava relativamente baixa.

O plano

O médico instruiu à ficar 3 semanas sem medicamento para, então, realizar dois exames: ergométrico e mapa. O primeiro para avaliar a minha pressão e outros índices durante uma atividade física simples e o outro para avaliar, durante 24 horas, minha pressão.

Após 3 semanas, não apresentei nenhum sintoma diferente – inclusive notei uma melhora na disposição, que não sei se foi relativo a isso. Realizei então os exames.

O teste ergométrico foi um sucesso. Nunca tinha feito  um até o final, sempre me cansava antes. Já o mapa, fiquei 1 dia com ele mas só saberia o resultado na consulta.

O Resultado

Hoje, 10/03/2017, na consulta com o cardiologista, ele apresentou meus exames e passou o resultado: Estou livre da hipertensão!

Minha pressão média durante o dia ficou dentro da normalidade, assim como os valores em repouso e dormindo.

Agora, oficialmente, não preciso tomar mais nenhum medicamento! Mês passado foi o remédio para as pedras dos rins que deixou de ser necessário e, agora, nada de pressão alta!

Próximos Passos

Sem dúvidas deixar de ser hipertenso é um passo enorme na vida de um “futuro ex-gordinho“. Mais do que aparência ou peso, a hipertensão é uma doença silenciosa que precisava ser tratada e, finalmente, foi. Não chamaria isso de “conquista” pois, para começo de conversa, não deveria ter chego à esta condição. Mas felizmente consegui sair dela com bastante esforço e paciência.

Tenho um retorno marcado com o cardiologista em Julho/2017 pois, em tese, fará frio por ser inverno. Segundo ele, no inverno a pressão das pessoas aumentam por conta do frio e ele gostaria de repetir alguns exames. Estou certo que nada irá acontecer, afinal, até Julho já devo ter atingido minha meta e estarei no projeto de melhoria contínua.

 

Obrigado pela leitura e espero que continue acompanhando o site! Até o próximo artigo! #foconadieta.

Share

One comment

Deixe uma resposta