[Scrum] – Quem é Quem no Scrum?
Share

Para que você possa começar a entender o que é Scrum, vou começar explicando quem são os personagens e qual a relação deles com a gestão da sua dieta.

Papéis do Scrum

Em qualquer modelo de Gestão de Projetos, seja ele ágil ou tradicional, você terá uma série de personagens onde cada uma irá desempenhar alguma função no grupo.

Não entenda papel como cargo. Qualquer um no time, que tenha conhecimento, pode assumir alguma destas funções. Algumas empresas tratam isso como cargo mas não é uma regra. Conheça agora os papéis principais do Scrum.

Sprints

É um período fixo de tempo, também chamado de timebox, onde as atividades do projeto serão executadas pelo time. A recomendação é que este período tenha no mínimo 15 dias e no máximo 30. 

No início da Sprint, é feito um trabalho de planejamento onde quebramos as necessidades do Dono do Produto em tarefas, assim como fazemos uma reflexão do que aconteceu na Sprint passada (caso exista).

Além disso, diariamente, ocorre uma reunião de até 15 minutos onde discutimos 3 questões básicas: O que foi feito ontem, o que será feito hoje e o que está me atrapalhando a atingir meus objetivos.

Product Owner – Dono do Produto

Suas principais responsabilidades são:

  • Representante do Cliente
  • Ponto focal das demandas
  • Entende do negócio
  • Define a visão e requisitos do produto (escreve as estórias de usuário)
  • Define prioridades
  • Decide o que faz parte do projeto
  • Responsável pelo aceite das entregas

É a pessoa que idealizou o projeto em si. Apresenta suas necessidades e o que espera ao final do projeto. Não entra no detalhe das atividades que serão realizadas pela equipe porém é o ponto de apoio do time em caso de dúvidas e mudanças.

Scrum Master

Suas principais responsabilidades são:

  • Garante a comunicação da equipe
  • Garante que o Scrum seja seguido
  • Remove impedimentos
  • Protege a equipe de interferências externas (garantir produtividade)
  • Facilita/ modera as reuniões diárias
  • Auxilia na priorização dos requisitos

É quase como um Gestor da equipe, mas veja-o como um líder, o responsável por fazer acontecer através de facilitação, mentoria e apoio ao time. Geralmente não coloca a mão na massa pois ele precisa estar apto a perceber as necessidades do time diariamente e dar apoio à isso.

Scrum Team (Time ou Equipe)

Suas principais responsabilidades são:

  • É composto pelas pessoas diretamente ligadas ao projeto
  • Garante que o projeto seja entregue com todas as funcionalidades necessárias
  • Participa da definição do objetivo da Sprint
  • Faz aquilo que é necessário dentro das diretrizes do projeto para alcançar o objetivo da Sprint

São as pessoas que transformam as necessidades do Dono do Produto em tarefas de modo a atingir o objetivo do projeto através de entregas constantes com auxilio das Sprints. São os que colocam a mão na massa de fato. Geralmente em grupos de até 9 pessoas, recebem (ou deveriam receber) todo o apoio do Scrum Master e do Dono do Produto.

Problemas que podem ocorrer

Imagine que estes papéis não possuam a autonomia que deveriam ter. O Dono do Produto não pode modificar os requisitos de acordo com suas necessidades, o Scrum Master não consegue facilitar o trabalho da equipe por questões burocráticas e o time não tem a liberdade para se auto organizar/gerenciar pois trabalha em um ambiente funcional, onde as “ordens vem de cima”.

Sem liberdade não há comprometimento. O time precisa ser protegido contra interferências e ter a liberdade de escolher a melhor forma de trabalhar de modo a entregar o combinado para o período.

Problemas também acontecem com profissionais muito especialistas, onde o conhecimento fica preso na mão de poucos, dificultando o andamento das atividades.

Como usamos estas informações para gerenciar uma dieta

Considerando que seu projeto é emagrecer, podemos usar todos estes papéis no seu planejamento

Product Owner – Dono do Produto

Você criou o projeto e sabe onde quer chegar, porém não conhece bem seus requisitos e o que precisa fazer. Em conjunto com seu nutricionista, você irá definir uma lista de necessidades que precisará cumprir em um determinado período de tempo.

Com algumas dietas em mãos, alguns modelos de exercícios e mudanças de rotina, você usará isso para se organizar e planejar suas Sprints de 15 dias. Por exemplo, seu nutricionista pode ter solicitado que você fizesse exercícios leves. Você, no papel de Time, irá quebrar estes exercícios em modalidades (caminhada, corrida, alongamento, etc) em atividades que fará gradualmente neste intervalo de 15 dias.

Scrum Master

Como seu time é muito pequeno, você mesmo pode assumir este papel, sendo responsável por rever os procedimentos que precisa realizar para atingir seus objetivos. Caso esteja fazendo uma dieta em grupo, pode definir a pessoa com mais experiência em emagrecimento para ajudá-lo a refletir sobre o que precisa fazer.

O importante aqui é entender que o Scrum Master avalia e ajuda o time a fazer acontecer. Se você está neste projeto sozinho, você é o responsável por ajudar a sí mesmo a remover todos os impedimentos e garantir que o que você planejou está sendo feito, que as técnicas que definiu usar no projeto estão mesmo sendo usadas.

Time do Scrum

Você pode até pensar que está sozinho na dieta, mas não está. Considere seu time como sua família e amigos próximos, pois mesmo que em menor escala, eles participam e interferem na sua dieta. Você pode ser sabotadores, neutros ou apoiadores, o fato é que cada um terá alguma responsabilidade.

Eles podem não conhecer o Scrum ou acompanhar sua gestão, mas você, no papel de Scrum Master, deve se antecipar e garantir que eles cumpram sua parte na sua dieta. Não deixe sabotadores atrapalharem seu plano e aumente o convivo com os apoiadores.

Inclusive, no seu time, você pode considerar pessoas que também querem emagrecer. Monte um time de amigos que tem o mesmo objetivo e façam as reuniões diárias em conjunto para que, juntos, reflitam como está o andamento do projeto como um todo e ajudem um ao outro a remover os impedimentos.

Conclusões

Veja que o que acontece em um projeto com uso do Scrum não são coisas complexas ou extremamente novas. Percebeu o intenso trabalho de equipe? Mesmo que pareça, você não está fazendo dieta sozinho, existirão as partes interessadas na sua dieta que você precisa identificar e acompanhar.

Espero que tenha gostado do artigo e lembre-se: Foco na Dieta e use as ferramentas que possam ajudá-lo nisso!

Abraços e até o próximo artigo!

 

Referência: Os Papéis do Scrum

Share

About Alexandre Vignado

Gerente de Projetos na Elsys, responsável por projetos de desenvolvimento de hardware inovadores em telecomunicações. Resolveu cuidar melhor da saúde e, para isso, adotou na vida pessoal diversas práticas que aprendeu e desenvolveu no ambiente profissional. Surgiu assim a Dieta Scrum, cuja proposta é utilizar técnicas da Gestão Ágil de Projetos para organizar, gerenciar e, acima de tudo, atingir as metas e objetivos de uma vida saudável.

Entries by Alexandre Vignado