Nesta página vou explicar o que é Scrum. Mas, antes de falar sobre isso,  precisamos entender o que é um projeto. No Gerenciamento de Projetos, temos a seguinte definição:

Um Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. – Guia PMBOK 5th Edition

Uma reforma de uma casa é um projeto. A construção de um prédio é um projeto. Realizar um casamento para 400 convidados é um projeto. E uma dieta? Sim, uma dieta pode ser um projeto!

Em um plano de emagrecimento, você tem dia pra começar, tem um planejamento para seguir, uma data alvo, uma meta de quanto quer perder e, certamente, este projeto é exclusivo seu, com um resultado único! Afinal, ninguém pode perder seu peso por você.

Gestão Tradicional de Projetos

Um projeto tradicional possui atividades e etapas bem definidas. Você sabe muito bem onde quer chegar e sabe com detalhes como fazer para chegar lá e quando isso vai custar. Este tipo de projeto não é tão flexível em relação a mudanças.

Imagine que, em seu projeto, você precise comprar um veículo. Alguém recomenda um carro. Você avalia os preços, faz empréstimo, compra e, meses depois recebe o carro. Ao começar usar, percebe que uma bicicleta bastaria e resolveria o problema mas, agora, precisa aceitar pois o dinheiro já foi gasto. Péssimo não?

Você começa o projeto, faz  um Planejamento de como tudo deve seguir, Executa este projeto e, então, chega ao destino. Fonte da Imagem

Gestão Ágil de Projetos

Os Métodos Ágeis permitem que você inicie seu projeto mais rápido, mesmo sem ter todo o conhecimento e definições que gostaria.

O Scrum é o modelo de gestão ágil mais conhecido entre os métodos ágeis, criado para ambientes de desenvolvimento de software mas que pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto – incluindo projetos não tecnológicos!

Imagine que, em seu projeto, você precise comprar um veículo e poderá, antes de decidir testar uma bicicleta, uma moto e um carro para ver qual atende melhor o seu projeto. Nesta avaliação você percebe que a opção mais barata atende perfeitamente a necessidade. Incrível não? Você não precisou esperar meses nem gastar rios de dinheiro antes de avançar no seu projeto.

scrum dieta

Resumo do Scrum

O Scrum é um método adaptativo e interativo. Você começa com uma lista de funcionalidades, conhecida como Backlog, que nada mais é que uma lista com o que você espera alcançar ao final do seu projeto.

Esta lista deve ser priorizada e pode ser atualizada ao longo do projeto. A partir do Backlog, você criará tarefas e metas para atingir cada uma destas funcionalidades, chamados também de requisitos, executando-as em períodos curtos, de 2 à 4 semanas chamados Sprints. 

Cada Sprint possui uma meta, um objetivo e, diariamente, você irá refletir sobre como foi seu dia anterior, o que planeja para o dia atual e o que você fez de errado ou está atrapalhando você a atingir seus objetivos naquela Sprint.

No final da Sprint, é provável que você entregue algum resultado, o qual podemos chamar de percepção de valor. É aquilo que você diz pra sí mesmo “Missão Cumprida”. No final da Sprint você irá refletir sobre todo este período, avaliando como melhorar a Sprint seguinte.

Conclusões

Ao usar o Scrum para gerenciar sua dieta, você conseguirá não somente atingir seus objetivos mais rapidamente, mas sim se conhecer melhor e entender onde você realmente deve empregar seus esforços para atingir estes objetivos.

No vídeo abaixo eu falo um pouco sobre o Scrum e como utilizá-lo no seu projeto de emagrecimento.

Muito obrigado pela leitura!

Palestra: Como Emagrecer Usando Métodos Ágeis