Você já ouviu falar dos obesogênicos?
Share

Durante meu projeto, sempre faço buscas para conhecer e entender melhor sobre saúde, reeducação alimentar e exercícios. Em uma destas buscas me deparei com um termo que não conhecia: Obesogênicos. Você já ouviu falar nisso?

Ambientes Obesogênicos

São locais que, de alguma forma, favorecem o sedentarismo ou a alimentação incorreta. São locais onde são oferecidas comidas de baixa qualidade e que, de alguma forma, incentivam você a sair da dieta – ou engordar ainda mais.

Shoppings, supermercados, padarias, comida de rua e quiosques estão entre os principais lugares que podemos considerar obesogênicos. Por mais que você seja uma pessoa focada e decidida, se está em um programa de reeducação alimentar ou dieta é porque está tratando algum “vício” alimentar. Logo, porque você iria se colocar em uma situação em que você fica cercado daquilo que só te prejudica? Seria como levar uma pessoa viciada em drogas para passear na Cracolância.

Produtos Químicos Obesogênicos

São produtos químicos que estão presente em utensílios domésticos e alimentos que, mesmo que não saibamos, interferem de alguma forma no nosso corpo, gerando ou mantendo a obesidade.

Alguns estudos sugerem que estes produtos químicos são encontrados em teflon, sabonetes, produtos de limpeza, de beleza e ainda em embalagens dos alimentos.

As crianças são mais afetadas por eles em relação aos adultos, mas não podemos descuidar. Pesticidas, escovas de dente, mamadeiras, DVDs, brinquedos, garrafas plásticas, vinis, panelas com teflon, agrotóxicos e outros contaminantes podem interferir em seu processo de emagrecimento, segundo estes estudos.

Como evitar os Obesogênicos

Evitar os ambientes obesogênicos é bem simples. Precisa ir ao supermercado? Faça uma refeição antes, de modo a não ficar tentado a comprar bobeiras. Se for possível fazer compras pela internet, melhor ainda.

Quer comer fora e espera encontrar uma comida saudável? Procure um restaurante na internet e vá direto a ele. Ir ao shopping para “ver o que tem por lá” pode fazer você ir parar no Burger King ao invés de um restaurante mais verde.

Precisa visitar a mãe, sogra, parentes na hora do almoço e quer evitar de comer as refeições infinitas preparadas pelos familiares? Como você não pode obrigar que todos façam a sua dieta, leve sua marmita onde você for! Ninguém deve se sentir ofendido por você ter feito uma escolha mais saudável na vida – pelo contrário, devem usar seu exemplo para fazer o mesmo.

Leia as embalagens dos produtos

Já os produtos químicos é mais complicados, já que muitos deles são apenas estudos, sem tanta comprovação de fato. Mas de maneira geral, busque alimentos de verdade, ou seja, naturais, orgânicos e que você conheça bem a procedência.

Precisa comprar produtos industrializados? Leia a embalagem dos produtos, confira os índices e ingredientes. Se você consegue comprar, avulso, os 3 primeiros da lista, provavelmente o produto é bom. Imagine aquela barra de cereal de baixa caloria onde o primeiro ingrediente é açúcar. Ou seja, boa parte do produto é açúcar! Leia as embalagens para ter certeza do que está comprando.

 

Conclusões

Não precisamos nos tornar anti sociais mas locais e eventos obesogênicos podem atrapalhar seu processo de emagrecimento. Você está num ritmo saudável e resolveu sair da dieta um dia só. Lembre-se que, apesar de você ter saído da dieta apenas um dia, você não voltará a perder peso no dia seguinte, levará alguns dias para que seu corpo processe o que você ingeriu indevidamente para então voltar ao processo de queima.

Espero que tenha gostado das dicas! Obrigado pela leitura e até a próxima!

 

Share

About Alexandre Vignado

Gerente de Projetos na Elsys, responsável por projetos de desenvolvimento de hardware inovadores em telecomunicações. Resolveu cuidar melhor da saúde e, para isso, adotou na vida pessoal diversas práticas que aprendeu e desenvolveu no ambiente profissional. Surgiu assim a Dieta Scrum, cuja proposta é utilizar técnicas da Gestão Ágil de Projetos para organizar, gerenciar e, acima de tudo, atingir as metas e objetivos de uma vida saudável.

Entries by Alexandre Vignado